blank pages for 2008.

2008 está aí e, se você ainda não comprou sua agenda/caderno de anotações/diário, ainda está em tempo.

quando eu era adolescente havia todo aquele frisson por escolher a agenda do ano, aquela que iríamos levar para a escola todos os dias e escrever ou colar em suas páginas todo o tipo de inutilidade bonitinha e/ou com valor sentimental. o papel da bala recebida das mãos do menino por quem estávamos in love, a notinha da loja onde havíamos comprado qualquer coisa "de marca" (ai ai... consumismo teenager, quem atira a primeira pedra?), fotos de artistas "gatos", poesias e letras de música, as figurinhas da moda, váááárias mentiras (destinadas àqueles que se apoderavam da agenda para ler sem a nossa permissão).

daqueles tempos para cá, agendas deixaram de ter papel (ops) fundamental na minha vida, mas continuo comprando uma nova todos os anos - é um ato quase simbólico: o ano novo não pode começar sem 365 páginas em branco à minha frente. mesmo que eu opte por não escrever nada nelas. como aliás acabo fazendo.

nesse espírito, fui fuçar o etsy (o melhor shopping virtual de artigos feitos à mão) atrás de uma agenda nova e pirei na variedade. adoro especialmente os handbound books, onde o artista não apenas encaderna, mas também recorta e costura as páginas. acabei me inspirando e, ao invés de comprar, resolvi que esse ano vou fazer a minha: comprei hoje papel cartão e tecido e vou encapar um caderno espiral com páginas quadriculadas. mas deixo aqui algumas das minhas preferidas do etsy, para inspirar os indecisos que ainda não compraram as suas (lembre-se que o dólar está baixo e a galera do etsy envia internacionalmente).

os dois cadernos abaixo são da loja artisam graham, que produz seus artigos inteiramente à mão, em couro, com páginas em papel acid free recortadas manualmente e fechos/detalhes em metal envelhecido. o pequenino aí embaixo dá pra levar na bolsa e esse fecho em estilo renascentista é um charme.



esse aqui é bem mais pesadão; 400 páginas, cheirinho de couro, 18x27cm, fivelas em níquel com detalhe em forma de nó celta. fiquei babando, mas como prefiro poder carregar na bolsa, o peso e o tamanho não ajudam. mas para usar em casa como diário é perfeito.



adorei esse pattern floral da loja pictures of lily (que aliás está cheia de idéias fofíssimas para etiquetas de presente, que até dá pra "copiar" em casa se a grana estiver curta).



também floral e lindo, esse diário/agenda da loja my handbound books:



este em couro vermelho com páginas multicoloridas:



ou em camurça rosa (adorei o detalhe do "fecho" de fitas e botões):



um dos meus preferidos, feitos pela kjersten anna hayes, que produz e tinge ela mesma o papel usado nas capas (a loja dela é uma perdição para os fãs de artigos de papelaria pouco convencionais):



e para quem gosta de colagens, vale conferir as idéias da paper silly:



e tem muito, muito mais aqui.

essas agendas/cadernos não vão custar R$19,90 (embora alguns custem só um pouco mais do que isso). mas têm qualidade, são únicos e você ainda ajuda um artista independente a continuar criando coisas bonitas, fora do esquema de produção em massa por crianças, ganhando meio centavo/hora em algum buraco nos cafundós da china.

No comments

Os comentários são moderados para evitar spam. ♥