hipstamatic

Um dos motivos que me fizeram optar por um produto da Apple foram os aplicativos - os de fotografia, em especial. Essa semana estreei duas novas tentativas de emular toy cameras no iPhone: Hipstamatic e CameraBag. Já me perguntaram, "mas por que fazer fotos 'ruins' se você tem uma câmera boa?", ou "por que não comprar uma câmera lomográfica de filme ou uma Holga, então?".

As fotos "ruins" na verdade remetem a uma época mais romântica da fotografia, onde o povo aprendia na base da tentativa e erro - e eram erros caros, onde rolos e mais rolos de filme eram desperdiçados em fotos fora de foco, superexpostas (tanta luz que não se consegue enxergar nada), escuras demais, tremidas e onde cabeças ou pés eram rotineiramente decepados em nome do enquadramento imperfeito. :) Hoje em dia é muito mais fácil apertar um botão, olhar no visor, decidir que não, não era bem isso que se queria, deletar e tentar novamente. E de novo. E mais uma vez. E até conseguir o resultado desejado, ou alguma coisa bem próxima (ou até melhor). Tudo isso sem perder muito tempo, nem gastar um tostão.

Se por um lado isso isso ajuda a quem está aprendendo (ou é preguiçoso, ou pão duro...), por outro lado perde-se a expectativa de ver o filme revelado, o esforço extra para aprender a partir dos erros (porque eles são caros, lembra?), a experiência de abrir o pacotinho impacientemente ainda dentro do laboratório fotográfico e desfilar diante dos olhos uma sucessão interminável de erros e desapontamentos - prontamente esquecidos assim que ela, A Foto Perfeita do Rolo, sair lá de dentro. Sem photoshop, sem ajustes de ISO, sem white balance, sem nada. Pura, perfeita, artesanal, única.

Por que não compro uma lomo, então? Porque me enquadro na categoria dos preguiçosos e pão duros lá em cima. Porque posso imitar o resultado com softwares digitais. Porque filmes e revelações custam caro. Porque não quero esperar. Fui picada pelo inseto da praticidade e, nesse caso, não acho que valha a pena adquirir mais equipamento. Tenho uma SLR de filme, uma Canon AE1 "herdada" do Respectivo (lentes variadas incluídas) e é com ela que vou começar a tentar reaprender a fazer fotos analógicas.

Por enquanto, Hipstamatic! As fotos abaixo foram todas feitas com esse aplicativo e algumas parecem meio tortas porque é meio complicado enquadrar. Alternei "filmes" e "lentes", mas quase sem todas sem "flash":







Almoço de domingo no bom e velho Smuggler's Inn.













Coisa rara de se ver por essas bandas: o lixo alheio. Esses sofás estavam jogados no quintal de uma casa aparentemente abandonada.


De volta para casa.



No comments

Os comentários são moderados para evitar spam. ♥