memórias de uma ex-internauta

Assistir a esse vídeo foi estranho.
1998. Mas eu ainda levei mais um ano para finalmente ter internet em casa. Conexão discada, e lembro de ligar para uma amiga e tirar dúvidas estúpidas durante o processo ("não está dando certo! tô ouvindo um barulho de fax ao invés de internet!"). Lembro do amigo técnico que veio ajudar e me apresentou aos newsgroups - uma praga que me consumiu madrugadas inteiras numa prévia do que hoje seria nomeado "xingar muito na internet". Lembro dos sites de anime e de salvar uma quantidade assustadora de imagens em bitmap para o hard drive de, sei lá, 210MB. Lembro de instalar programas em disquete (no caso do windows, por exemplo, uma caixa inteira deles), de comprar CDs com joguinhos deliciosos para DOS e programinhas inúteis, de receber CDs de instalação da America On Line em casa e jogar todos fora (ou usar como descanso para copos), de trapacear para passar de fase em Doom e Heretic, de trocar skins para Winamp com meus amigos, de usar o Altavista para fazer buscas (e do saudoso tempo em que as buscas traziam SITES, não blogs ou lojas), de fazer conta de email no BOL, de baixar vários discadores de internet para testar um quando o outro estivesse busy. Do "uh oh" no ICQ e de não entender quem usava Aol Instant Messenger. De fazer um blog no Blogger e ficar meio que perdido no espaço, sem saber direito o que escrever ou se mais alguém leria. De descobrir um portal de blogs brasileiro chamado Desembucha que mudaria seu universo e ver, a partir dali, a internet como então conhecíamos entrar num declínio sem volta.

Evolução, alguns dizem. E eu só me arrependo por nunca ter feito uma conta no IRC, e lamento que o uso da palavra "internauta" tenha caído em desuso. O que temos pra hoje? TWITTOSFERA.

I rest my case.

1 comment

  1. Eu fico é imaginando o que a próxima geração vai fazer que vamos ter dificuldade em lidar. Filhos e netos conforme forem crescendo. Se bem que já coloco barreira em muito gadget e rede social por aí porque eu acho que acaba sendo demais pras 24 horas do meu dia curto :\

    ReplyDelete

Os comentários são moderados para evitar spam. ♥