Dia de Santa Lucia na Ikea

Quarta feira foi um dia “produtivo”: pintei a metade do quarto de azul. Eu queria cinza; respectivo preferia azul. E como sou eu quem compra a tinta nessa casa, comprei um blue-gray (azul acinzentado) porque o segredo de um casamento feliz é fingir que aceita e no fim fazer o que você quer. Risos.



Está ficando bonitinho, mas o cômodo ficou um tico mais escuro do que antes. O que é particularmente notável no inverno, com a escuridão dos dias curtos. Whatever. Blue it will be.

Começou a temporada de loucura natalina coletiva na bretanha. Eu adoro Natal, mas tenho preguiça dessa histeria classe média de “fazer o Natal” - basicamente comprar presentes para TODAS as pessoas com quem elas um dia já esbarraram na vida. O comércio agradece, só que eu, uma pessoa normal que só precisava comprar uma simples PRATELEIRA, sou obrigada a aturar filas quilométricas e falta de estoque (“só em janeiro, senhora… esse item está sendo muito procurado nessa época do ano…” what, uma PRATELEIRA??) porque todo mundo resolveu que a casa tem que estar nos trinques para a chegada de Santa Claus. Ou melhor, para a chegada da família que vai vir em peso degustar peru ressecado, esvaziar garrafas em série e, claro, falar mal de tudo depois. Ho ho ho.

Não ia ter prateleira, mas fui assim mesmo para a Ikea comprar armários para o closet e acabei tendo uma surpresa agradável. Chegamos por volta das seis e meia, com fome e nos encaminhamos para o restaurante, onde eu tristemente planejava pedir as almôndegas com salada, mas sem batata. Havia um furdunço diferente na entrada e notamos a presença de lindas moças em longos vestidos brancos com uma fita vermelha servindo de cinto e coroas de flores na cabeça. Uma delas usava uma coroa de velas acesas e foi quando eu me dei conta de que estávamos diante de uma celebração de Santa Lucia - tradicionalmente comemorada na Escandinávia (a Ikea é sueca).



Fomos informados de que o restaurante não estava funcionando da maneira usual naquela noite, mas que pela bagatela de cinco libras poderíamos participar de um bufê especial - issaê, rango liberado pra geral. :) Compramos os bilhetes, entregamos para uma das Santas Lucias e ganhamos um sacolinha de brindes (contendo bolas e velas natalinas) + um copo de uma bebida de maçã com gosto de especiarias, como cravo, canela, noz moscada, etc. Uma delícia, por sinal.



As sacolinhas de presentes.



A bebida de maçã. Compramos uma garrafa, é claro. ;)

Escolhemos uma das mesas, finamente decoradas com festão, toalha com fios dourados, bolinhas de natal, luminárias made by Ikea (com a tag ainda afixada, just in case you wanted to buy one, too…) e talheres envoltos por guardanapos (vermelhos, para se manter no tema).



Como fomos alguns dos primeiros a chegar não tivemos que esperar muito na fila do bufê. Havia vários tipos de entradas (frios diversos, ovos recheados com caviar, salmão defumado, salame de carne de rena, queijos, peixes em molhos variados, etc), saladas, pães (incluindo o delicioso pãozinho de Santa Lucia, levemente adocicado, feito com açafrão e passas), algumas escolhas de pratos principais (as minhas amadas almôndegas inclusas) e sobremesas e café. Enchemos as bandejas (Respectivo pegou uma cerveja e eu um latão de cidra de pêra), fomos para a nossa mesinha ao lado de um dos janelões e alegremente procedemos a nos empanturrar. :)







Esse bolo “crocante” da Ikea é uma maravilha. Mesmo com a fina camada de chocolate ao leite. Estou seriamente considerando comprar um inteiro pro natal. OH GREED. ♥

O banquete também incluiu entretenimento: música ao vivo, com músicas natalinas sendo entoadas pelas Santa Lucias com acompanhamento de um rapaz simpático ao violoncelo. Algumas das músicas foram cantadas em sueco. Lindo.



E tudo isso por CINCÃO, Adalberto. Gotta Love Ikea. ♥



CABO GALERA MERRY XMAS BYE

Comprei meus armários (que serão entregues hoje; na verdade a entrega foi marcada para o dia seguinte à compra, mas eu não estava disponível) + uma sheep skin para a frente da lareira + um banquinho para o banheiro + flores novas para a cozinha + um casal de BODES de pelúcia que eu estava querendo desde outubro, risos. Noite excelentíssima, que fez com que eu finalmente me sentisse na contagem regressiva para o Natal. :)

No comments

Os comentários são moderados para evitar spam. ♥