6x6 - Façades

E o tema do 6x6 de Outubro tem a ver com um dos meus assuntos preferidos. :) São muitas as fachadas belíssimas e/ou de importância numa cidade com arquitetura e história tão ricas. Escolhi algumas que talvez não sejam as mais famosas ou bonitas, mas que têm algum significado bacana pra mim.



A Floris é a loja/fabricante de perfumes mais antiga da Inglaterra ainda em funcionamento e é mantida pela mesma família de origem espanhola que começou o negócio 9 gerações atrás, em 1730. Está localizada no número 89 da renomada Jermyn Street, rua que concentra as mais famosas e tradicionais alfaiatarias, perfumarias, sapateiros e chapeleiros da Inglaterra; tudo para servir o cavalheiro que deseja se vestir com classe e elegância. :) A fachada se manteve inalterada desde a abertura, a escultura do Brasão Real indicando que a loja possui uma autorização especial para fornecer seus produtos à família real britânica - sim, eles são os perfumistas oficiais da rainha. O interior é ainda mais bonito, com as estantes e balcões de mogno em estilo vitoriano que vieram da Grande Exibição de Londres em 1851.



Localizado no número 06 da Oxford Street, The Flying Horse é o último pub restante em toda a extensão da rua; todos os outros 50 e tantos já não existem mais. Isso indica claramente uma mudança de hábitos nacional, já que hoje em dia a juventude hipster não vê muita graça em pubs e prefere se reunir em cafés, bares e restaurantes pop-up. O fim dos tempos, if you ask me, hahahaha. Anyway, esse pequeno notável resiste desde 1790, já passou por algumas mudanças de nome mas reverteu ao original e continua oferecendo cerveja e batata frita aos passantes de uma das ruas comerciais mais famosas da Europa.



United Kingdom House é qualquer coisa de awesome. Além dessa fachada maravilhosa, inspirada no estilo barroco de Hampton Court e que ocupa um quarteirão inteiro, o prédio passou por mudanças estruturais intensas que ninguém jamais seria capaz de adivinhar olhando de fora. Dá pra crer que esse exterior com cara de "bolo de noiva" tem esse interior ultra moderno? A construção foi inaugurada em 1906, originalmente como a primeira loja de departamentos de Oxford Street comercializando principalmente items de mobília produzidos pela empresa Waring and Gillow, que encerrou atividades no final dos anos 30. Algumas décadas mais tarde a demanda por prédios modernos com conectividade digital, ar condicionado e afins fez com que TODO o interior fosse demolido e reconstruído, mantendo a fachada que é protegida por ser de interesse histórico/arquitetônico. Hoje várias empresas digitais e de mídia (BBC, Microsoft, Apple, Sony, Time Warner, Nike) ocupam o endereço localizado na junção entre Great Titchfield Street e Oxford Street, num relacionamento harmônico entre arquitetura clássica e modernidade.



Esse estabelecimento, que pelo tema me faz lembrar a Vesúvio na Rua da Carioca no Rio, atende pelo nome James Smith & Sons e produz e vende guarda chuvas (sempre uma necessidade no clima chuvoso do reino), sombrinhas, bengalas e similares no mesmo ponto em New Oxford Street desde 1857. A loja foi fundada em outro endereço nas proximidades há quase 200 anos e é uma insitituição local; já teve como clientes lordes, primeiros ministros e membros da realeza. A fachada envidraçada com os letreiros originais da época, detalhes em latão e a plaquinha em forma de guarda chuva resiste ao tempo e é puro charme vitoriano.



The Golden Lion é um pub nas proximidades de St. James e eu achei curiosa essa fachada fininha rococó "ensanduichada" no meio aos outros prédios mais modernos. Foi construído entre 1897 no lugar de uma taverna com o mesmo nome aberta em 1762, e o design é dos arquitetos Eedle and Meyers, responsáveis por vários pubs em Londres. A fachada tem janelas formadas por um mosaico envidraçado, e como ao lado ficava o teatro de St. James (demolido em 1957) o pub tem um tema meio teatral, incluindo o "Theater Bar" no andar superior que contém alguns artefatos resgatados da demolição do antigo teatro. Aparentemente a comida é boa, então entrou na lista pra experimentar! :)



E por fim, a antiga fachada do Lloyds Building não poderia ficar de fora - ou melhor, "de fora" é tudo o que ela é. Como você pode ver melhor nessa foto aqui, é apenas uma fachada mesmo:



O prédio fica bem no meio do centro financeiro. O prédio "novo", conhecido também como o "Inside out building", foi construído em 1986 e é um espetáculo em si; as fotos não fazem justiça e ele é bem mais impressionante ao vivo. Todas as estruturas de serviço (cabos elétricos, hidraulicos, elevadores, escadas de incêndio, etc) foram construídas do lado de fora para maximizar o espaço interno, seguindo o estilo do Pompidou Centre em Paris - porém o Lloyds é muito mais bonito, sorry. O prédio serviu de locação para diversos filmes (saca o interior) e a fachada antiga, em Leadenhall Street (onde essa foto foi feita), foi preservada como uma homenagem à história do prédio e da cidade. :)

Outras frentes:
Taís (Irlanda) - Paula (Holanda) - Alê (Ucrânia) - Loma (Coreia do Sul) - Paula (Austrália)

No comments