Dartmouth, South Devon



dartmouth é uma cidadezinha litorânea no sul do condado de devon, uma das muitas "areas of outstanding natural beauty" do reino unido. já que estávamos lá para o fim de semana do devon county show decidimos fazer uma visitinha rápida, daquelas só pra fincar bandeira e dizer "eu fui" - e eu saí inconformada por ter podido passar apenas algumas horas. já quero voltar ontem.

a arquitetura é uma delícia, tanto a orla quanto as ruazinhas paralelas pontilhadas de prédios coloridos em estilo mock tudor (alguns sendo resquícios originais da era tudor) com cafés, restaurantes e sorveterias no térreo. as ruas estavam meio vazias porque era o sábado do casamento real e o britânico do interior é um monarquista romântico; geral em casa com um olho na tv e o outro no churrasco.





a construção abaixo se chama butterwalk e é tudor de época (construída em 1635); note a fachada torta:



dartmouth significa em tradução literal "boca do rio dart", que dali desemboca no mar. na outra margem do rio temos a cidade de kingswear (esses prédios coloridos ao fundo), que também parece ser linda e que eu também quero conhecer.







as escadinhas levam o visitante a atravessar vielas e becos com flores nas janelas e subir ladeiras em busca da vista perfeita lá de cima.









e que hino de vista, senhores. vale a escalada.













as únicas dicas de lugares para almoçar que eu tinha eram a do trip advisor, que funciona melhor em grandes centros do que em cidades menores. acabei entrando num bistrozinho da orla por conta da vista para o mar, mas a comida era apenas ok.





enfim, já marquei na agenda um retorno para um fim de semana no verão; só espero que o clima absolutamente perfeito desse sábado de maio se repita, porque cidade litorânea com chuva é mais dispensável que maiô em praia de nudismo.

e por falar nisso. uma semana para o verão.
*screams*

No comments

Os comentários são moderados para evitar spam. ♥