Back in the kitchen.





























Eu não lembro mais em qual casa do National Trust fiz essas fotos (não que seja tremendamente importante, quase todas as casas do National Trust são mais ou menos a mesma coisa), mas eu achei essa cozinha interessante. Em algumas casas ela nem mesmo está em exposição; entre a nobreza e os abastados a cozinha era vista como domínio da criadagem e definitivamente não figurava entre os cômodos "sociais".

O que eu mais gostei nessa propriedade em específico foi o lugar de honra dado à cozinha; não como um cômodo de faz de conta, reprodução estática do que teria sido há várias decadas, mas na forma de um ambiente vivo e em uso. Os artefatos cuidadosamente organizados, pães recém saídos do forno, mantimentos expostos como se estivessem prestes a ser transformados numa refeição, plantas vivas na janela, o detergente aberto na pia como se tivesse acabado de ser usado para lavar as louças nas prateleiras, o radinho que parece esperar alguém entrar a qualquer momento para ouvir as notícias da manhã.

Uma das diferenças que eu vejo entre casas no Brasil e na Inglaterra é o lugar dado à cozinha hoje em dia. No Brasil ela ainda é vista como secundária e funcional, pequena e quase nunca atualizada. Aqui ela é o coração da casa, o cômodo com o qual mais se gasta em decoração, reformas e equipamentos de última geração; uma cozinha grande (muitas vezes maior que a sala) é um dos maiores atrativos de um imóvel.

E quando a gente se pergunta o motivo dessa diferença e percebe que ela tem a ver com quem costuma passar a maior parte do tempo na cozinha lá e cá, a resposta é uma dolorosa lição sobre o bom e velho classismo brasileiro - que, ao contrário do britânico, segue bastante atual.

3 comments

  1. Fantástico o modo como a cozinha foi disposta. Cobicei até os azulejos =)

    ReplyDelete
  2. Essa questão das cozinhas mudou muito no Brasil. Agora temos até a tal cozinha gourmet. Frequento as casas de amigos e hoje aumentou muito a forma como a cozinha é vista, até mesmo por causa dos tais ambientes abertos/integrados, aonde há a necessidade de que os ambientes conversem entre si e, ficaria péssimo uma sala bonita lado a lado com uma cozinha feia.

    ReplyDelete
  3. Essa questão das cozinhas mudou muito no Brasil. Agora temos até a tal cozinha gourmet. Frequento as casas de amigos e hoje aumentou muito a forma como a cozinha é vista, até mesmo por causa dos tais ambientes abertos/integrados, aonde há a necessidade de que os ambientes conversem entre si e, ficaria péssimo uma sala bonita lado a lado com uma cozinha feia.

    ReplyDelete